Imagem: Vecteezy
Transportes entre países
Eu quase enlouqueci vendo tantos vídeos sobre transportes na Europa. Cada pais tem o seu sistema e seus próprios passes de turista (não gostei de nenhum). Quanto mais países você quer visitar (afinal a gente só vai para Europa uma vez na vida) pior vai ser . E quando começar a sonhar com Navigo, OV chipkaart e snfc, é melhor procurar ajuda medica.
Vou fazer um resumo de tudo o que eu usei e no final vou colocar algumas dicas e pelagatos
Trem
Não é a toa que é o preferido da maioria. Infelizmente só descobrir o porquê depois de umas 7 viagens pela Flixbus e umas 5 em aviões low cost, tudo isso durante uma viagem de 20 dias. O trem é maravilhoso por que:
- é muito rápido. Mesmo trens regionais (Intercity, Ouigo) são bens rápidos. Teve um dia que a gente até perdeu a estação que iriamos descer por causa disso. O trem regional parava em duas estações na mesma cidade. A gente já sabia. O que eu não sabia é que a diferença entre uma e a outra era de uns 3 minutos. Então o trem parou. Pensamos não é esta, só a próxima. Ai ele andou um pouquinho e parou. Pensamos alguma coisa no trilho ou dando passagem para outro trem. Era a nossa.😳Matuta....
- Você só precisa chegar uns 20 minutos antes.
- Quase nunca atrasam.
- São bem confortáveis. Tem lugares que tem até uma mesinha na frente da sua cadeira.
- As estações geralmente são nos centros da cidade. Por isso é muito fácil chegar lá.
- você tem direito a levar bagagem.
Dica: comprou a passagem de avião de ida e volta da Europa?👏👏 Agora compre todas as de trens. Depois procure as hospedagens.
Flixbus e Blablacar
Na Europa essas empresas são bem conceituadas. Não vivo numa cidade grande, então não sei como a Flixbus funciona no Brasil. Como principal vantagem de usar o ônibus é o valor da passagem. Mesmo em cima da hora o valor ainda é barato. Passamos um pelagato que fez a gente perder nosso ônibus para Rotterdam e imediatamente comprei uma nova passagem. Não foi nenhum absurdo, uns 30% mais cara da que eu tinha comprado meses antes. Você também pode levar bagagem incluída no valor da passagem. Ah, outra vantagem é poder ver a paisagem.
Mas leve em conta os pontos abaixo antes de fazer a festa com passagens de ônibus:
- Onde é o ponto de parada. Essas empresas usam as rodoviárias iguais as outras maaaaasssss muitos pontos de embarque são na rua. Eles são sinalizados, você vai achá-los. Muitas vezes não tem onde sentar e nem cobertura. Se chover, já era.
- embora por lei tem que ter banheiro, alguns não tem. Ou tem um banheiro que não esta funcionando. Se a viagem for longa e tiver piriri 💩 porque comeu tudo que viu, vai complicar.
- eles, às vezes, atrasam.
Dica: se não tem como como vender um rim para comprar uma passagem de trem na última hora e a viagem for de até umas 4 horas de duração, vá de ônibus mesmo que o preço do avião esteja mais barato.
Avião low cost
Usei 2 empresas low cost lá: Ryanair e Vueling. Existem muitas matérias na internet sobre voar nestas empresas, então não vou chover no molhado falando sobre a experiência de voo. Era basicamente o que eu esperava. Mas tive um grande problema com a Vueling que mudou um voo que sairia sexta de manhã cedo para um voo na quinta à noite. Foi mandado um e-mail que me assegurava um reembolso com as despesas de hotel e transporte de cerca de 150 euros. Então peguei todas as notas fiscais e enviei para empresa. Até hoje estou a ver navios.
O que me levou a comprar as passagens:
- O preço. Mesmo com pouca antecedência, você acha preços bem em conta. Algumas até pontuam na compra de passagens, como a Vueling. Então, entre uma viagem de 7 horas de flixbus e uma de 1,5 hora de low cost pelo mesmo preço, acabei escolhendo as low cost.
- Sala vip. Tinha umas 3 ou 4 visitas gratuitas em salas vip. Pensei: "Oba, vou comer bem na sala vip e economizar em restaurantes". Iludida. As salas vip eram bem fracas.
O que fez chorar de remorso:
- Chegar e sair do aeroporto: Uma coisa que não incluí no cálculo foi o deslocamento até o aeroporto. A maioria dos aeroportos são fora da parte turística. E, em muitos lugares, o metrô não vai até o aeroporto. Você vai precisar de um táxi ou uber. Vou dar uma dica: eu olhava os valores na Uber ou Bolt quando fazia o itinerário, mas lembre-se que os valores não são do horário da sua pesquisa em casa, no Brasil, de boa. O valor muda conforme o horário.🙈 Outra coisa, quando falo de cálculo não é só de dinheiro. É de tempo também. Imagina que você vai ficar em um país por dois dias e não quer gastar. Então você compra uma passagem na low-cost para chegar no país às 8:00 da manhã. Seu voo sai às 6:00, quer dizer que você tem que chegar no aeroporto às 4 da manhã, vai acordar antes das 3. Bem, você chegou meio passado, parecendo um zumbi, mas chegou. Daí você descobre que para ir do aeroporto para o centro da cidade é uma hora e meia de ônibus. Você vai estar chegando as 10. Vai conseguir aproveitar o passeio?
- Bagagem: na low-cost você só tem direito a mochila. O preço para levar uma bagagem de mão é quase o preço de uma passagem. Também tem que esperar a maldita da mala aparecer na esteira para sair do aeroporto.
iiiiiihhhhhhhh, meu cérebro bugou....
- 2 ou 3 dias em cada país com escorpião no bolso: comprou a ida e volta da Europa? Compre as passagens de trens. Nao precisa ser da Eurostar, olhe os regionais no site de cada empresa. Compre algum horario da manha, mas nao precisa madrugar. Chegue no destino antes do almoço, pague um local para deixar sua bagagem e passeie ali no Centro mesmo, a pé ou de metrô. No fim do dia vá para sua hospedagem.
- 5 ou 6 dias em cada país mantendo escorpião no bolso: como você tem mais tempo pode sacrificar umas 5 horas de um dia encarando uma low-cost e um ônibus. Some direitinho o tempo para ir ao aeroporto + as 2 horas antes do embarque+ tempo de voo + tempo para chegar na hospedagem ou nos pontos turísticos. Se o tempo e o valor entre a low_cost e a flixbus forem parecidos, prefira o ônibus. Menos corre-corre e você ainda leva bagagem. Mas se certifique que tenha banheiro.
- com grana: compre um passe da Eurostar e é só alegria.


Nenhum comentário:
Postar um comentário